A tecnologia se aprimora com o passar dos anos, já estamos na era do metaverso, 5G e as empresas que não se adaptam a nossos estilos tecnológicos ficam para trás. O que não é o caso das EdTechs, que através da educação proporciona mais alcance e inovação.
Mas apesar de todo arsenal inovador, a importância das técnicas de SEO nunca ficam no passado. Porque ela se aprimora com os mecanismos de buscas e algoritmos em constante atualização, e se intensificam com as escolhas de palavra-chaves.
Os comportamentos digitais podem parecer rum bicho de 7 cabeças, mas não são, afinal todos precisamos utilizar a busca para encontrar algum conteúdo. Seja por meio de texto, vídeo ou imagens.
Como funciona o SEO?
O SEO é a sigla de Search Engine Optimization que significa otimização para mecanismos de buscas. Funciona assim, por meio de palavra-chaves relacionadas a Edtech, serão selecionados temáticas para divulgar os seus serviços e essa aplicação impulsiona os seus conteúdos.
Assim o seu site pode parar na primeira página do Google, quando alguém pesquisar essa temática.
Exemplo: “Cursos com impacto tecnológico”, se fizer um conteúdo com cursos como palavra-chave, e ele tiver bem adequado e com acessos, vai aparecer para outros usuários.
Desta maneira, passa a ser mais visto e aumenta as chances de conversão de novas matrículas. É um dos pontos que te ajuda a driblar a concorrência.
5 dicas estratégicas para aplicar SEO em conteúdos de EdTechs
Ao aplicar essas dicas, você dará o primeiro passo para começar a impulsionar o seu site e colher bons resultados. Confira!
Crie um blog
Para criar conteúdos de qualidade, que ajudem os seus clientes e façam a sua EdTech ser valorizada e lembrada, é preciso criar um blog. Porque é o espaço ideal para armazenar esses textos e ser bem ranqueado pelo Google.
Desse modo também pode bater de frente com a concorrência que usa dos mesmo artifícios para converter suas vendas de cursos.
Seleção de palavra-chave
O primeiro passo é utilizar uma ferramenta com mecanismos de buscas SEO, ou fazer um teste simples e rápido como jogar a palavra no Google. Você terá uma base mais superficial, mas saberá se pode ser uma boa escolha.
Pode verificar se aparece em principais portais, quais títulos e descrições são utilizadas, observe se há alguma repetição e quais conteúdos são abordados com esse tema.
Exemplo: a sua EdTech oferece cursos de fomento a tecnologia para mulheres, a palavra-chave principal é tecnologia, a secundária são cursos para mulheres. Pode ser uma frase, 4 palavras, desde que façam sentido e que possam ser repetidas no título, descrição, e alguns parágrafos do texto.
Assim, quando pesquisarem algo relacionado a esse tema, o sue conteúdo pode aparecer na primeira página do Google ou outros mecanismos de buscas.
Defina o seu principal objetivo
É importante entender como o seu público-alvo vai fazer as buscas pela palavra-chave. Lembre-se que precisa estar atrelado ao produto ou serviço oferecido, seja cursos, eventos, palestras, extensão. Todos os conteúdos precisam ser voltados para essa persona.
Afinal, precisam se sentir atraídos e interessados para visitar o seu site, ler o conteúdo e acessar os links que direcionam às páginas de vendas, somente assim será possível uma conversão desse lead.
Mantenha os conteúdos atualizados
É importante ter pautas frias que sejam atemporais, mas também precisa ter pautas quentes com assuntos em alta. Porém, para nenhum pauta se tornar ultrapassada e prejudicar o seu rankeamento, precisa mantê-las atualizadas.
Pode atualizar com informações novas, alterações de parágrafos. Faça um reaproveitamento do conteúdo e o torne mais novo e atual, sem precisar criar um texto do zero. Avalie o empenho de cliques e entregas dos conteúdos para selecionar qual precisa de mudanças.
Capriche no título e descrições
24
Eles serão o chamariz para o seu conteúdo, os usuários precisam bater o olho e já querer abrir para saber quais informações vão adquirir com a leitura.
Exemplo: Saiba porque cresce o número de mulheres na tecnologia
Área que antes era tomada por homens, tem cada vez mais espaço para as mulheres brilharem e mostrarem que o lugar delas é aonde quiserem. Acesse o link e saiba as vantagens de ingressar na área de tecnologia.
Nesse caso o público-alvo são mulheres que querem iniciar uma carreira na área tecnológica ou buscam se aprimorar para serem valorizadas na carreira. Por isso o título e descrição chamariam a atenção delas e o clique é garantido.
Se precisa de mais ajuda com o SEO, saiba quais estratégias deram certo com os nossos clientes. Conheça a consultoria de SEO e comece a ter resultados.
Leia também: SEO para instituições de ensino: como ter resultados?