Pular para o conteúdo principal

O Google está sempre com novas atualizações, e assim como as prioridades de otimização de SEO para 2023 também tem um impacto direto com essas mudanças.

Como queremos sempre prestar a melhor consultoria de Marketing digital para você, trouxemos algumas dicas para otimizar seu site para SEO de maneira rankeada e profissional, daqui para frente. Confira!

Confira quais serão as principais tendências de SEO para 2022?

Se você já faz SEO há muito tempo, nos últimos anos acompanhou grandes mudanças em relação ao que era melhor para o seu negócio. 

Houve melhoria de algoritmos, o mobile se tornou prioridade e a própria SERP,Search Engine Results Page, que significa Página de resultados do mecanismo de pesquisa. Ganhou novos recursos. Em alguns locais, o Google já implementou a rolagem contínua. Você já viu? 

Outro destaque na SERP nos últimos tempos é a posição zero, um dos objetivos de qualquer site.  Se você ainda não sabe o que é a posição zero, precisa aprender agora! Ela é aquela pergunta padrão que fica em destaque na SERP. Normalmente, responde perguntas simples sobre determinado assunto. 

Mas outro ponto importante de SEO nos últimos anos foi a usabilidade e experiência do cliente. Se você não está de olho nisso, seu site pode estar com problemas para chegar ao topo do Google! 

Qual é o foco do SEO atualmente?

Você precisa entender a jornada do cliente, quais são suas intenções, em que momento da compra eles estão e quais são seus objetivos finais, assim você pode criar a sua estratégia de SEO. 

Para que seu negócio decole, nós vamos focar aqui em te contar quais serão os caminhos para você aprimorar seu SEO e estratégia de conteúdo:

 

Passo a passo para otimizar seu site para SEO:

Experiência de página e UX

Para melhorar a experiência do seu cliente, o Google está de olho nas métricas do Core Web Vitals, design mobile-first, segurança do site (usando HTTPS) e mais métricas que valorizam a performance e usabilidade do cliente. Se você ainda não fez isto, corre, ou o seu negócio vai cair sozinho! 

Arquitetura da Informação

Tenha um site com um bom conteúdo organizado. Segundo Jacquelyn Green, diretora associada da SEO, “Por exemplo, um consultório médico que oferece serviços de ortopedia deve ter conteúdo de blog para atender usuários preocupados com dores no joelho.

Conteúdo de funil intermediário que explica como encontrar um documento ortopédico, páginas de locais que apresentam seus serviços para termos “próximos a mim” e uma página de serviço que explica o que eles fazem, com uma estratégia de vinculação interna que conecta os pontos. 

Uma estratégia clara de mapeamento de palavras-chave está ficando cada vez mais importante; não podemos simplesmente colocar uma palavra-chave em cada página e esperar que o Google descubra. 

Para uma boa arquitetura de site você deve ficar de olho na árvore do seu site e demais conteúdos, veja: categorias, títulos, arquivos, pesquisa de site, mapa do site, meta-dados e links internos.

Conteúdo de qualidade é o mínimo
  

Se você já está com sua estratégia de marketing rodando, para agora e otimize os seus conteúdos antigos. Por que agora? Porque agora mais do que nunca o Google está priorizando conteúdos de qualidade, que respondam corretamente às perguntas dos clientes com boas referências. 

Entregue exclusividade ao seu cliente. Veja como criar conteúdo de qualidade no e-book  “ Diretrizes de classificação de qualidade do Google

Pesquisa conversacional e conteúdo de cauda longa

Dois algoritmos foram lançados e merecem destaque aqui, são o LaMDA, Modelo de linguagem para aplicativos de diálogo, que auxilia na modelagem de fala humana. E o MUM, Multitask Unified Model, que auxilia na análise de consultas de nível humano.  

Com esses dois algoritmos o Google consegue filtrar melhor quais são os objetos dos clientes e o que realmente eles querem comprar. Além disso, as atualizações têm como objetivo tornar as informações mais universalmente acessíveis, comunicação mais próxima da humana e mais intuitiva também. 

Um detalhe importante, o MUM funciona melhor com interações longas, por isso você deve começar a trabalhar com palavras de cauda longa. Ao trabalhar com esses termos, você traz um menor volume, mas encontra consultas específicas e restritas. Segundo o Google, 15% das buscas diárias são de cauda longa, atraindo seu cliente com mais precisão! 

Fique de olho na sua taxa de conversão

Estamos falando de marketing digital para seu negócio. Então, não podemos deixar de acompanhar as conversões. E para isso, uma tática bem relevante é o CRO. A otimização da taxa de conversão. Ela visa não só acompanhar as vendas, mas como, principalmente, converter os visitantes em possíveis promotores. 

Gostou? Consulte a Foka para fazer suas otimizações de SEO! 

Deixe uma resposta