Pular para o conteúdo principal

Todo mundo deseja que o seu conteúdo alcance o maior número de pessoas, e que de fato viralize para se tornar uma referência em determinado assunto, além de atingir as primeiras páginas do Search, ter muitos clicks e impressões. 

Apesar de não ter uma fórmula, há alguns elementos essenciais para melhorar o ranqueamento do seu conteúdo e podê-lo tornar um conteúdo viral. Continue a leitura que vamos te passar algumas dicas. Confira!

O que é e como fazer um conteúdo viral?

O conteúdo viral é a imagem, vídeo ou texto que se espalha rápido e ganha grandes proporções de compartilhamento em determinados canais, principalmente em redes sociais e nos blogs!

Geralmente são memes, artigos, conteúdos de blogs, landing pages, infográficos e muitos mais. Contudo, para ser um conteúdo viral é necessário que a disseminação seja rápida e intensa, desta forma é mais fácil alcançar as visualizações, curtidas e compartilhamentos altos. 

Alguns elementos essenciais sempre estão presentes nos conteúdos virais, eles são gatilhos que fazem as pessoas compartilharem, eles podem ser: divertidos, impressionantes, inspiradores, provocativos, emocionantes, encantadores, empáticos, informativos e muito mais. 

Por que é importante sua marca planejar um conteúdo viral?

  • Aumenta a popularidade do negócio;
  • Alcança novos públicos; 
  • Torna sua marca reconhecida;
  • Os clientes se fidelizam;
  • Baixo custo, pois o conteúdo viral é orgânico.

Quais táticas práticas fazem um perfil ter conteúdo viral?

Como falamos, o conteúdo viral não é compartilhado por muitos por sorte, mas só quando as pessoas são impactadas de alguma forma. Separamos 4 táticas são: 

Storytelling


Conteúdo em forma de narrativa, a marca narra uma pequena história para o cliente ou possível público-alvo. O storytelling tem como objetivo prender a atenção do leitor, seja por um final impactante, narrativa inteligente ou uma lição moral na história, o importante é que o cliente fique preso ao tema, e queira consumir e compartilhar até o fim o conteúdo.  Nos conteúdos virais com storytelling são comuns plot-twist. 

Efeito chiclete

Conteúdos com jingles, piadas e demais conteúdos fáceis de memorizar ganham o nome de conteúdos chicletes, pois grudam na cabeça e se tornam fáceis de memorizar. Que tal criar um conteúdo deste? 

Temas relevantes

É importante acompanhar a atualidade, trends e quais as palavras-chave mais relevantes para seu negócio. Conteúdos temáticos podem gerar muitos comportamentos instantâneos, e uma boa forma de impulsionar temas relevantes é fazer link building, veja mais no site da Foka! (hiperlinkar)

Apelo emocional: os conteúdos mais virais são os que provocam emoções, sejam elas boas ou ruins, as reações mais intensas provocam muitos compartilhamentos nas redes sociais e demais meios de comunicação. 

Gostou das nossas dicas para elaborar um conteúdo viral? 

Agora entre em contato com a Foka, podemos elaborar toda a sua estratégia de conteúdo para o seu negócio decolar em 2022!

Deixe uma resposta