A metodologia scrum consiste em tornar ágeis os processos de uma empresa, desde o planejamento à entrega de tarefas. O que inclui otimização de tempo, definir responsáveis e demandas, para que tudo seja feito no prazo estipulado.
Também contribui para aumentar a qualidade das entregas, sem falar que a quantidade adequada também é resolvida, afinal time sobrecarregado não dá a produtividade necessária e também pode desmotivar os colaboradores.
Para entender um pouco mais sobre essa metodologia, que pode ser aplicada em todos os setores da sua vida pessoal e profissional, continue a leitura!
Como funciona a metodologia scrum?
Consiste na agilidade de processos, na qual organiza o tempo de acordo com as demandas do time a sua capacidade prática, a partir disso se cria o planejamento com os prazos adequados e direciona quantas tarefas cada colaborador será responsável.
Cada tarefa é chamada de sprint, e elas são as ações que precisam ser realizadas dentro do prazo estipulado, seja de uma semana, um dia ou um mês. Tudo isso passa a ser documentado em ferramentas ágeis para que todos tenham clareza do que já foi concluído, o que está sendo feito e o que ainda está na lista de afazeres.
Kanban
É parte visual do scrum, que separa as tarefas em 3 colunas: tarefas a fazer, atividades em execução e ações já concluídas. Assim é mais fácil saber só de bater o olho, se o fluxo vai atrasar, se está dentro do prazo ou até mesmo adiantado.
É o controle pode ser horizontal, já que todos do time podem visualizar, principalmente quando uma tarefa depende de outra. Pode ser feito por meio de ferramentas automáticas de scrum ou na criação de planilhas de acompanhamento.
Lean
É utilizado para reduzir o fluxo de tarefas e otimizar o tempo, ao remover ações que não acrescentam em nada na agilidade, e a produtividade aumenta. Uma dessas coisas é o tempo e o retrabalho. Quando são reestruturados, o fluxo passa a ser contínuo e autônomo.
Dentro das tarefas existem outras nomenclaturas e ações que contribuem com o scrum. Que são:
- Sprint Planning: são todas as sprints que precisam ser entregues ao longo daquele projeto, pode ser dividido por semanas ou mês. E a sua evolução pode ser acompanhada através do kanban.
- Backlog: é um banco de tarefas, que precisarão ser entregues em um outro momento que ainda não possui prazo determinado, então ficam guardadas para não serem esquecidas e também não interferir nas ações daquele momento.
Dentro desse passos estabelecidos na metodologia scrum, você pode personalizar e incluir novas colunas que achar necessário como: tarefas em revisão, em aprovação, canceladas e assim por diante.
Também pode criar tags de tempo, sprints quinzenais ou semanais. Criar identificações ajuda a equipe a saber se aquela tarefa está parada para definir como prioridade naquela semana e assim evitar atrasos, por exemplo.
Quais são as funções de quem organiza o scrum?
Além dos colaboradores que são definidos como responsáveis por suas tarefas ou observadores de tarefas que precisam de uma ajudinha, tem as lideranças que precisam acompanhar esse fluxo e estar atento aos prazos.
O Product Owner, também conhecido como PO, é o usuário do produto. Ele que vai direcionar as tarefas e funcionalidades da equipe, além de acompanhar se todas estão dentro do prazo ou não. Cabe a ele orientar como deve ser feita aquela tarefa e também estar disponível para tirar dúvidas.
Já o líder é o Scrum Master, o responsável em incluir a metodologia scrum na rotina da sua equipe. É quem está por dentro do que foi acordado com o cliente e também do que precisa ser feito, junto com o PO.
Os colaboradores são o Development Team, a equipe de desenvolvimento que vai realizar as tarefas, precisam estar motivados e ter clareza das sprints para manter a produtividade e qualidade nas entregas.
Como aplicar o scrum no dia a dia?
- Monte equipes por projetos, assim todos podem se ajudar e manter aperfeiçoamento das tarefas, fica mais organizado;
- Faça dailys, que são reuniões diárias de até 15 minutos. Ou de acordo com a necessidade do time, às vezes reuniões semanais de 30 minutos no início e no final da semana já resolvem. Vai muito do projeto autonomia do time, o ideal é que sejam curtas;
- Só priorize tarefas e coloque urgência, quando elas realmente forem. Pois assim a equipe saberá que precisa parar e direcionar nessa tarefa;
- Planeje quanto tempo cada sprint vai durar, se será diária, semanal, quinzenal e assim por diante;
- Sempre converse com o seu time, para saber o que tem que melhorar. Por exemplo, algumas tarefas podem precisar de detalhamento e outras não, vai de acordo com a necessidade da equipe;
Ao aplicar a metodologia scrum facilita na descentralização de tarefas, torna os colaboradores autônomos e motivados. Quando um time sabe caminhar sozinho, os líderes podem se preocupar com as próprias sprints e apenas realizar o monitoramento contínuo de prazos.
Já aplica na sua empresa?
Leia também: 5 formas de trabalhar melhor as palavras-chave em seu site