Se você tem um e-commerce, é importante que você analise KPIs, Key Performance Indicator, que são Indicadores-Chave de Performance. Quando pensamos no SEO, isso inclui experiência do usuário, palavras-chave, estrutura do site e navegação. Para ver todo o desenvolvimento do SEO, você tem que acompanhar as ações e resultados dos projetos.
O que são e como definir as KPIs de SEO?
Key Performance Indicator, que em português significa “Indicador-chave de desempenho”, que são métricas e grupos de parâmetros para seu SEO. Para definir, você deve focar no nicho da sua empresa, metas, objetivos e estratégias. Mas as KPIs podem ser focadas também em conversões e leads.
Quais são as principais KPIs de SEO?
ROI
O ROI é o retorno sobre o investimento que cada empresa faz, é o lucro. Para monitorar em SEO é necessário entender que o ROI pode demorar entre seis a 12 meses para retornar. Quer monitorar? Meça olhando o seu investimento em SEO e na receita recebida do canal.
Conversões
Ao pensar em SEO, você pode acompanhar as conversões orgânicas, vendas, leads ou os dois. Essas métricas te ajudam a compreender o sucesso da sua empresa, porém essa métrica deve ser definida antes de começar uma campanha.
Por exemplo: faça uma média nos meses anteriores antes de iniciar a campanha, e a partir disso, use de referência para medir o crescimento. Para acompanhar as conversões, você pode rastrear pelo Google Analytics.
Visibilidade e sessões orgânicas
Essas KPIs permitem medir o crescimento da sua empresa. Você pode analisar a visibilidade pelo Google Search Console e pelo Semrush. Monitore o crescimento contínuo da visibilidade das palavras-chave do seu projeto, página e afins.
Já as sessões orgânicas são o crescimento das impressões, neste caso, orgânicas. É um dos KPIs usado para compreender o real impacto das nossas estratégias de SEO, pois as impressões resultam no tráfego do site, e podem se tornar conversões. Veja como está as sessões orgânicas do seu site pelo Analytics ou GSC.
Backlink
É uma das principais métricas para o ranqueamento do Google, pois entende a saúde dos seus links, quais são tóxicos e quais estão ajudando no posicionamento do seu site. Você pode analisar: número de backlinks, número total de domínios de referência, número de links perdidos, número de links recebidos e links tóxicos.
CTR
O CTR, click through rate, é a contagem de pessoas que clicaram no seu site nas SERPs, páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa. Acompanhe o nível da página e o nível da consulta, quanto maior, melhor será a impressão do seu site. A partir do CTR você também pode analisar de seu title tag e se sua meta description está atraindo na SERPs.
Outras KIPs importantes:
Taxa de rejeição: é a taxa que mostra se seu conteúdo está atraindo os clientes e se o mesmo está sendo relevante para o ranqueamento do seu site. Quanto menor a taxa de rejeição, mais positivo é para seu tráfego em conversões.
Tempo médio na página: essa é uma KPI de engajamento, quanto mais tempo seu cliente fica numa página do sei, mais fácil ele engajar e converter a busca em compra, por tanto, analise o tempo médio do seu site.
Cobertura e velocidade: quando falamos de cobertura do seu site, estamos falando dos “erros de rastreamento”. Confira no GSC quais são os problemas de cobertura que estão ocorrendo e como resolvê-los. Ao ficar de olho nessa KPI, você pode manter as suas páginas indexadas.
Quais as melhores ferramentas de monitoramentos para as KPIs de SEO?
O Google tem as ferramentas: Search Console, Google Trends, Analytics. No GSC você pode acompanhar quais melhorias podem ser feitas no seu site, a ferramenta também traz insights.
O Google Trends você pode ver o melhor posicionamento e as melhores variações de palavras-chaves de acordo com o país e mês do ano.
No Analytics você monitora diversas métricas, como número de visitantes em tempo real, taxa de rejeição, número de sessões por usuários, duração média de sessões, além de informações demográficas, dados comportamentais e geográficos, etc.
O SemRush, Ubersuggest e o Ahrefs são ótimas ferramentas de SEO para pesquisar palavras-chave, número de visitantes, ranking de palavras-chave, classificação de domínio, número de backlinks, pontuação de SEO On page, além de mostrar informações relativas à performance do site, como velocidade de carregamento e possíveis problemas de links quebrados e muito mais.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre os KPIs de SEO, que tal obter uma ajuda para colocar os KPIs no seu site?
Conte com a ajuda dos nossos consultores de SEO e decole nos negócios.