O SEO é uma otimização de mecanismos de buscas, por meio de palavra-chave os conteúdos são rankeados e direcionados ao público que pesquisá-las. Isso contribui para que os seus vídeos sejam mostrados na primeira página do YouTube de maneira orgânica.
Porém, a prática é diferente do SEO para textos de blog, no YouTube é preciso entender como os algoritmos funcionam, com propósito de aumentar o número de visualizações e de assinantes, curtidas, comentários e metadados.
É preciso entender a métrica de engajamento e criar estratégias conforme o alcance que desejar. Também deve se preocupar com o conteúdo, pois qualquer dado e resultado serão a partir dos vídeos, precisa atrair a sua audiência.
Como faço a análise SEO do YouTube?
A Análise é feita com base no engajamento e interações, não basta encontrarem o seu vídeo por palavra-chave, o público precisa gostar e se identificar com o conteúdo. Além de se interessar em receber novos conteúdos ao se inscrever no canal.
Pode instalar extensões, plugins ou plataformas que façam o monitoramento das métricas do seu canal do YouTube. Assim fica mais fácil emitir relatórios, verificar os melhores horários e temas a serem produzidos.
Escolha de imagem, título, descrição, duração de vídeo, backlinks e como será conduzido a entrega de informações, influência muito no seu engajamento. Criar diferenciais e te ruma identidade visual é um bom começo.
Assinantes
São os inscritos no canal, o YouTube tem a opção aberta no qual as pessoas se inscrevem e podem ativar notificações para saberem quando tem conteúdo novo. Como também tem a parte exclusiva, que pode ser paga pelos assinantes que são considerados membros.
O número de inscritos é baseado junto ao número de visualizações, portanto canais pequenos com viewes relevantes e proporcionais também podem ser muito destaque na busca dos usuários e fazer parte do Top 10 de pesquisa.
Visualizações
Também conhecido como “viewes”, quanto mais um vídeo é assistido mais ele sobe no ranking de busca. Porém, isso varia muito, é conforme o temo de exibição, quanto mais tempo assistirem mais à plataforma enxerga sua relevância.
Curtidas (Likes)
Os usuários têm a tendência de marcar se gostou ou não dos vídeos, além de comentários, inscrições e visualização ainda tem as curtidas.
Quanto mais positivo tiver, é uma métrica para o YouTube que os assinantes gostam daquele conteúdo, assim o vídeo será indicado a outros usuários que curtem vídeos semelhantes.
Não gostei (Dislikes)
Quando usuários marcam com o não gostei, a tendência é que aquele vídeo não seja mais mostrado como indicação, para a maioria dos usuários que assistem esses conteúdos. Além de não receber métrica de conteúdo relevante.
Por isso, sempre faça conteúdos que tenham relação com a sua marca e que agradem o sue público-alvo, assim as chances de obter mais curtidas do que dislikes é maior.
Comentários
É parte de interação mais importante do canal, demostra que a sua audiência mostra a opinião sobre o vídeo. Seja ela positiva ou negativa, pode incentivar outros assinantes a assistirem o conteúdo pela curiosidade de entender o comentário.
Duração do vídeo
O YouTube é uma plataforma de vídeos longos, mas a média de conteúdo fica a partir de 5 minutos. A média dos usuários assistem cerca de 8 a 16 minutos. Isso gera melhor desempenho nas métricas e no engajamento do público.
Com a inclusão do Shots, os vídeos possuem menos de um minuto, uma alternativa ao Tik Tok, para manterem os usuários dentro do YouTube, enquanto rolam vários stories com destaques de vídeos longos e indicações de canais.
Número de palavras na descrição
Uma média de 144 caracteres, para ser bem simples, clara e objetiva. O assinante precisa ler e já saber quais temas serão tratados no canal, assim ele vai decidir se assiste algum conteúdo, se inscreve, se compartilha ou se torna membro.
Foto thumb
É a imagem de capa do vídeo, ela pode ser um frame do próprio conteúdo editado com uma arte. Os títulos precisam ser atrativos para darem o play no conteúdo, quanto mais elaboradora for a imagem mais engajamento terá.
Preparado para conquistar o YouTube? Se precisar de ajuda para entender melhor as métricas e colocar o SEO em prática, chame a Foka que te explicamos tudo!
Leia também: 5 dicas para melhorar o marketing digital da sua empresa